segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Futrankings: Ranking de Títulos do Futebol Escocês – 2013-14 e repercussão do nosso post sobre o Berwick Rangers

Leitores,

Seguimos tratando de futebol escocês....

No Link a seguir o site futrankings mostra o pouco equílibrio do escocesão:


Futrankings: Ranking de Títulos do Futebol Escocês – 2013-14


Deve ser o mais desequilibrado do mundo



Sobre o nosso post do Berwick Rangers
( http://futebolgozado.blogspot.com.br/2014/09/independencia-da-escocia-como-fica-o.html )

Destacamos o apoio do twitter oficial do Berwick e do jornalista da ESPN Gustavo Hofman como se vê a seguir:


quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Independência da Escócia: como fica o Berwick Rangers?


Por Gregório Unbehaun Leal da Silva*

É hoje o plebiscito que definirá se escoceses ficarão ou não independentes dos ingleses depois de 307 anos. E no futebol o que ocorreria? O último post de Mauro Cézar Pereira (http://espn.uol.com.br/blogs/maurocezarpereira#1) vai à fonte e pergunta diretamente a jornalistas britânicos o que ocorreria. Esses são unânimes em apontar pouca ou nenhuma alteração significativa já que o futebol é separado em Escócia e Inglaterra desde sempre. No entanto, esses jornalistas de grandes meios de comunicação do Reino Unido se esquecem de um pequeno clube: o Berwick Rangers.        
           Localizado na pequena cidade inglesa de Berwick on Tweed com cerca de 13 mil habitantes, o pequeno clube por ser fronteiriço à Escócia disputa a Scotish League Two (equivalente à quarta divisão) e não campeonatos ingleses, até por isso o Berwick Rangers é conhecido como The Borders (fronteira em inglês).
O Escudo do Berwick Rangers
         O clube é semi-profissional têm 130 anos de história e há muito milita no Escocesão. Seu pequeno estádio, o Shelfield Park, abriga cerca de 4500 pessoas sendo 1366 sentadas. A média de público do clube na League Two é de cerca de 850 torcedores por jogo. O maior feito do pequeno clube é a memorável vitória frente ao poderoso Rangers na Copa da Escócia de 1967.

Cena de um jogo no Shelfield Park, pequeno, mas moderno. O Berwick tem um uniforme bonito que mistura o preto ao amarelo
          Nas redes sociais do clube se encontra a preocupação da direção e de seus fanáticos torcedores como o futuro incerto frente ao plebiscito, não sabendo se poderão continuar na liga escocesa que tanto apreciam. Uma de suas preocupações é de que muitos de seus jogadores nasceram em Berwick on Tweed e não saberão se haverá regras que limitam o número de estrangeiros por time. Desconhecem também se a liga permitirá a continuidade da permissão do time.
Além dessa apreensão, a pequena e fanática torcida aguarda pelo confronto de sábado no Shelfield Park contra o Albion Rovers pela liga. O maior sonho dos Borderes é para que o clube possa continuar duelando nas duras batalhas das divisões inferiores do país do melhor whisky do mundo.
O elenco do Berwick para temporada 2014-2015.

* O autor é mestrando em Sociologia Política pela UFSC e joga com o Berwick Rangers no simulador de futebol Football Manager.

ATUALIZAÇÃO DIA 19 DE SETEMBRO. Os escoceses votaram não e continuam sendo parte da Inglaterra. Então o glorioso Berwick continua militando na dura Scottish League Two.
O Berwick continuará no sistemas de liga da Escócia YE!